visitas

terça-feira, janeiro 17, 2006

Jobs for the boys (neste caso girls)

FILHA DE EMBAIXADOR COLOCADA EM LONDRES
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, nomeou asua assessora de Imprensa Maria Monteiro, filha do embaixador emParis e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, para a Embaixada de Portugal em Londres como adida de Imprensa. Para tal, José Sócrates e o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, descongelaram a título excepcional, segundo um despacho publicado ontem em Diário da República, uma contratação de pessoal especializado para o Ministério dos Negócios Estrangeiros(MNE).
Com 28 anos de idade, a assessora de Freitas do Amaral vai ganhar um salário mensal da ordem dos nove mil euros, um valor muito superior aos 1200 euros auferidos. Ex-assessora de Imprensa de Durão Barrosoe ex-adjunta da antiga ministra da Cultura, Maria João Bustorff, Maria Monteiro encontra-se no MNE há oito meses como adjunta do porta-voz Carneiro Jacinto.
Quando foi contratada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, colocou-se de imediato a hipótese de assumir o cargo de adida de Imprensa na embaixada em Londres, uma vaga deixada por David Damião, actual assessor de José Sócrates. Contactada pelo CM, Maria Monteiro confirmou a contratação e adiantou que tem 60 dias para se apresentar em Londres. Apesar de Freitas do Amaral já ter anunciado a redução de 50 porcento dos conselheiros e adidos das embaixadas portuguesas, Carneiro Jacinto explicou ao CM que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes desta medida. Após a discussão do Orçamento de Estado para 2006 é que foi tomada essa decisão [de demitir 55 conselheiros e adidos]. Maria Monteiro já estava à espera do despacho há seis meses, afirmou. Carneiro Jacinto considerou ainda que a filha do ex-MNE é a pessoa indicada para o cargo, devido aos seus bons conhecimentos da língua inglesa e da sua experiência enquanto assessora de Imprensa.

MINISTRO QUER REDUZIR SALÁRIOS
Freitas do Amaral quer reduzir os salários aos conselheiros e adidos das embaixadas portuguesas já em 2006. Há uma disparidade total, e por isso até ao final do ano serão afixados valores mais baixos, afirmou ontem ao CM o porta-voz do Ministério dosNegócios Estrangeiros. No entanto, segundo adiantou, a redução dos salários destes profissionais, cujo valor oscila entre os 9300 e 12900 euros, será negociada. Esta medida surge para fazer frente ao Orçamento de Estado para 2006, depois de ter sido já anunciada a redução para metade dos 110 conselheiros e adidos das embaixadas. Segundo Carneiro Jacinto, até ao final deste mês os profissionais demitidos serão notificados, e até Fevereiro deverão estar concluídos os processos de despedimento. Com esta iniciativa, Freitas do Amaral espera poupar 8,5 milhões de euros por ano. Em conjunto com o diploma com os novos salários, o Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentará uma proposta para criar concursos públicos para a contratação de conselheiros e adidos.

OUTROS CASOS
MARIA RUI
Este ano José Sócrates abriu ainda uma excepção para colocar asua ex-assessora Maria Rui na REPER - Representação Permanente dePortugal em Bruxelas.

MIGUEL GUEDES
O ex-assessor de Imprensa de Paulo Portas, Miguel Guedes, foicolocado na Embaixada em Paris, enquanto a ex-jornalista do DN,Maria de Lurdes Vale está em Madrid.

MARIA ELISA
Maria Elisa, ex-jornalista da RTP e ex-deputada do PSD, foi colocada como adida cultural na embaixada em Londres, com um salário de cercade 10 mil euros.

UMA OUTRA FORMA DE LER A NOTICIA ORIGINAL:
"De acordo com o Correio da Manhã, Maria Monteiro que é filha do antigo ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vai para a embaixada portuguesa em Londres.
Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado.
Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes doanúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas. As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos. Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros.
É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acreditanas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabemcriticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda.
A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida deimprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 2ªclasse ou de 290 Assistentes Administrativos.
O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, quepoderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais.
Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos.
A nossa Maria merece.
Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 portugueses com um salário de 500 Euros a descontar à taxa de20%.
Novamente, a nossa Maria merece."

1 Comments:

Blogger Cathy said...

O meu pai seguiu a profissão errada... devia ser vigarista, assim podia ser que também tivesse um cargo desses para mim!!! Só em Portugal mesmo....

18/1/06 16:49  

Enviar um comentário

<< Home