visitas

quarta-feira, novembro 02, 2005

O QUE É NACIONAL É BOM

Hoje a minha amiga Milovski (que não tem mas que me prometeu que vai ter um blog para mostar a bijuteria linda que faz) escreveu-me um mail. Lá confessou-me que visita várias vezes o meu blog para ver se cá escrevi alguma coisa de novo. Por isso cá estou. Fiquei contente, claro, por saber que apesar de não ter nada para mostrar e vender existe alguém que me vem "ler" os pensamentos. Afinal tenho à mesma clientes para o produto que vendo. É claro que só podia ser uma amiga. Mas também são eles que percebem o que aqui vou dizendo, pois são eles que me conhecem.
Depois de ler o mail dela lembrei-me de um comentário que recebi a um dos posts que cá deixei. O comentário era em inglês mas o que percebi dele é que não basta conversa fiada (realmente é o que faço) é preciso aprender a vender e comprar qualquer coisa. Está certo que é bom comprar e vender alguma coisa, mas agora tudo se reduz a isso? Não posso simplesmente falar? Para ter o direito de falar tenho que comprar ou vender alguma coisa? Grande parte da nossa vida já é feita no sentido de podermos comprar e vender. Trabalhamos- vendemos o nosso produto ou serviço- para podermos ter (comida, casa, p.ex.) ou fazer alguma coisa (educar os filhos, viajar, etc.) - compramos os produtos e serviços de alguém.
Com este desabafo não pretendo criticar quem me fez o comentário, em particular, agradeço até que me tenha dado a conhecer a forma de poder vender ou comprar alguma coisa. Pretendo somente cá deixar a preocupação que o consumismo me provoca. Aos fins de semana é só ir a uma grande superfície comercial e vê-la cheia de gente a endividar-se e a comprar coisas que nem sempre lhe fazem falta. Mas infelizmente (ou felizmente-quem sou eu para julgar), se pensarmos, todos dependemos dessas compras e vendas: um operário textil só pode comprar a comida para os filhos se o lavrador lhe comprar o vestuário que ele produz. Um pedreiro só pode comprar um carro se o mecânico lhe comprar a casa que ele fez (não é bem assim mas dá para entender o que quero dizer).
E esta questão leva-me a uma outra questão com esta relacionada e da qual todos ouvimos falar nos últimos tempos: a compra dos produtos nacionais. Apesar de ser muito dificil sempre que posso, ultimamente olho para as etiquetas e tento comprar só produtos nacionais (o nosso código de barras começa em 560). Quem me conhece sabe que não sou racista nem xenofoba e por isso sabem que tem uma razão de ser eu fazer isto. A economia (não que perceba muito dela) é um ciclo vicioso como o meu exemplo acima tentou provar. Por isso se eu não compro as camisas que a confecção da minha vizinha fabrica, a confecção vai fechar e ela também não me vai poder comprar o que quer que eu venda. Eu não vou vender nada e a empresa onde trabalho também vai fechar e eu não vou poder comprar... Mas agora dir-me-ão "mas porque é que eu hei-de compar um produto português se ele é muito mais caro que um chinês, por exemplo?" Pois, mas eu penso assim (e posso estar errada): é preferível comprar um produto português cujo processo de fabrico tem de cumprir normas ambientais e de qualidade, cujo fabrico não recorre a mão de obra barata e mesmo ao esclavagismo e ao não cumprimento dos direitos humanos do que comprar um produto de um país onde isso não se passa e com os quais estaremos a compactuar no aumento da emissão de gases poluentes sem qualquer controlo na quota de emissão e na exploração de crianças, mulheres e homens que são mais uma peça de todo o mecanismo de produção e cuja vida não tem outro interesse senão o económico. Os nossos produtos têm qualidade, temos que exigir a produção dos nossos produtos. Se não pudermos ter duas malas porque não ter uma só de melhor qualidade e que garanta que mais um habitante de Portugal (português ou não) não vá para o desemprego?
Se tentarem começar a comprar produtos portugueses vão ver que isso é cada vez mais difícil. Há lojas onde eu entrava e nas quais já não entro porque já não há um único produto português (eu confirmei vendo quase todas as etiquetas). Eu vivo no Vale do Ave e todos os dias fecha mais uma empresa porque a concorrência é desleal. Nem sempre é o governo que tem de fazer tudo (independentemente da cor política) nós também podemos fazer alguma coisa, é nossa obrigação pois estamos a lutar por todos nós. Depois sim, poderemos comprar os produtos desses países pois a pressão para que cumpram as regras farão com que a concorrência não seja tão desleal.
Tentem comprar os nossos produtos, se não for possivel comprem os da comunidade europeia ou de países onde se cumpram os direitos humanos e as normas ambientais. Mas não passem ao consumismo exarcebado com que comecei este pensamento.
Bem posso estar errada, os argumentos podem não ser os melhores, mas é assim que penso. E cá fica mais uma vez o que me passa pela mioleira.

5 Comments:

Blogger Rucas said...

Xica vou te por no meu blog, para o pessoal vir aqui beber da tua sabedoria, já te disse que não precisas de por nada a vender, também só se fosse o teu gato ou a pomba :) tou a brincar. Também é muito bom ler os teus desabafos que tantas saudades tenho, Beijinhos e continua a escrever coisas lindas

3/11/05 10:17  
Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

Nao lemos tudo! Quando houver mais tempo fa lo emos!

vem ao nosso!

Temos dito!

(S J A)

6/11/05 21:38  
Blogger Cathy said...

olá miguinha!!! onde é que eu assino por baixo??? sim concordo contigo,pena é que nos produtos chamados de "linha branca" não especifiquem onde são produzidos. Eu confesso que compro mais desses produtos, já que são mais baratos e além disso na maioria são de qualidade. E quanto a venderes alguma coisa, eh pá num ligues...
vai em frente k'a gente gosta de ti assim!!! ;-)
jinho gande

7/11/05 16:14  
Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

Agora lemos tudo..finalmente!!eh eh!!
Primeiro que tudo, elogio a sua maneira de transmitir..não pelo que escreve, mas pela forma como o faz..apesar de não estarmos a par das suas vendas (?) a sua opinião é unânime quando refere que é necessário comprar produtos portugueses..isso é natural..no fundo, o Estado somos nós e se não investirmos em nós, ficamos ainda piores..Mas isto é como tudo na vida..Continue!!
Temos dito!!(S J A)

7/11/05 16:56  
Anonymous Anónimo said...

bom comeco

20/11/09 13:29  

Enviar um comentário

<< Home