visitas

quarta-feira, dezembro 14, 2005

NATAL

Não sei se viram à hora de almoço uma reportagem sobre os milhões de crianças desfavorecidas:
- Sujeitas a escravidão;
- Obrigadas a pegar em armas e a combater;
- A passar fome;
- Doentes;
- Sem pais, que morreram em conflitos a ter que cuidar,como gente crescida, dos irmãos;
- ...
Quando uma criança nos perguntar porque é que aqueles meninos passam fome e se o Pai Natal lhes vai dar uma prenda o que lhes vamos responder? Não vão receber nada porque se portaram mal? Ou o Pai Natal esqueceu-se delas pelo caminho?
Lá em casa nunca alimentaram a história do Pai Natal. Não o podiam fazer porque se eu não me portava pior que os outros meninos, e sabia que não portava, no Natal não me podiam dizer que eu não podia ter um brinquedo igual ao deles porque me tinha portado mal, mas sim porque não me podiam dar melhor ou não podiam mesmo dar. Quando podiam dar, por vezes, até mo davam muito antes para não alimentar a expectativa desta época. Não vou dizer que está certo ou errado, quem sou eu para o dizer.
Mas hoje vejo os garotos a fazer listas imensas para o Pai Natal e a receber grande parte, quando não recebem tudo. Não dão valor a nada. Não se sentem tristes pelos que não recebem nada porque não conhecem o gosto de receber uma coisa que desejavam muito porque reecebem sempre tudo o que querem.Será que os pais acham que é bom dar tudo aos filhos?
Depois há a questão dos peditórios nesta época. As associações têm que se aproveitar nesta época do ano pois as pessoas estão mais bondosas ("o Natal devia ser todo o ano", dizemos agora, mas depois durante todo o ano esquecemo-nos). Será que estamos mesmo mais bondosos ou queremos sentir-nos menos mal, quando nos sentarmos à mesa, no quentinho, com uma familia, a comer até fartar e a receber presentes?
Sim, eu sei que estrago a beleza do Natal (nem árvore de Natal faço), mas eu acho o Natal uma época muito triste e lembro-me muitas mais vezes dos que se "portam mal" e nem tecto nem comida têm na hora em que todos nós, os favorecidos, nos sentamos quentinhos à mesa com a família porque "nos portamos melhor" do que eles durante o ano.

4 Comments:

Blogger Cathy said...

Eu sei que vou ser criticad por um batalhão, mas mesmo assim aqui deixo o meu coment. Então é assim: eu tenho pena, dos garotos, que passam fome TODOS os dias, e que pagam pelo erros dos adultos sem terem culpa! Os mais crescidos sabes o que digo? Vai trabalhar!! Tás inscrito no centro de emprego?? Mesmo velhotes, que vêm para a televisão... blá blá.. o que fizeram quando foram novos?? os meus avós eram muito pobres mas sempre tiveram uma casa para morar, criaram 8 (sim oito) filhos, e nunca andaram a pedir esmola! Porquê? Porque sempre trabalharam! Tantas terras a monte, tanta gente a querer que trabalhem no campo....e preferem andar costa direita!Assim também eu!!

14/12/05 14:52  
Blogger Cathy said...

E quanto a dar alguma coisa simples: NÃO DOU!! Se for criança pergunto se tem fome pago-lhe um bolo (não tem que comer só pão, afinal de contas é uma criança)ou uma bifana, ou bolachas e um sumo, dinheiro não dou a ninguém!!Mai nada!!Para quê?? se agente precisar de alguma coisa tem de pagar tudo na mesma!! Dar arroz, azeite... para instituições depois acontece como quando foi para Angola, estragou-se tudo!! Nunca Mais!!

14/12/05 14:59  
Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

Olá!! =) obrigado!!

Bom Natal e Continua a escrever...eh eh

19/12/05 11:41  
Anonymous Anónimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

21/11/09 00:24  

Enviar um comentário

<< Home