visitas

sexta-feira, novembro 11, 2005

Operação STOP

Pois é, caros ouvintes (leitores), eis-me de volta, hoje com um bocadinho mais de tempo. Já estava a sentir a falta de organizar as ideias. Acredito que, para o que eu vou aqui dizer, encontre uma opinião contrária de, pelo menos cerca de 95% dos portugueses, ou mais , atrevo-me a dizer.
Anteontem (4ª feira) ia eu a caminho de casa p ir almoçar (sim, sou das felizes contempladas com o privilégio de não ter que estragar a minha saúde com fast food todos os dias) quando, mais-ou-menos a meio do percurso, encontro um carro a andar tão devagar no meio da estrada que estava a ver quando parava. Não estava a achar muita piada porque tenho os minutos todos contados aquela hora, mas como era em cima de uma das curvas mais perigosas achei que fosse por isso. Eis senão quando a pessoa fala para uma outra pessoa que estava do lado de fora ao que a pessoa responde afirmativamente com a cabeça. Achei aquilo muito suspeito porque eu sou das que faz logo filmes. No momento imediatamente a seguir, o carro dá sinal para a direita e pára. Poucos metros à frente fico a perceber tudo quando vejo um senhor guarda com os braços estendidos a mandar-me encostar. Alguém lhe tinha dado sinal e ele certamente teria alguma coisa a esconder. A minha questão é mesmo essa-o que teria a esconder? Poderia ser somente um esquecimento de documento e pagaria uma multa de 30 € (o que não é pouco), mas poderia ser outra coisa:
- Poderia ser um carro roubado (ao irmão do meu namorado roubaram-lhe o carro há já uns 5 anos e nunca mais apareceu);
- Poderia ser alguém sem carta (quando nós temos que pagar para ter a nossa-e não é pouco);
- Poderia ser alguém sem seguro (que um dia vai contra um alguém que faz um esforço para pagar as prestações do carro. O que não tem seguro até pode ir preso, mas quem resolve o problema, se a culpa não é do que paga as prestações? O seguro do outro?);
- Poderia ser um traficante de droga (nos meus lados são ao monte pois compensa- tenho uma vizinha que tem 4 filhos: 1 rapariga casada e 3 rapazes, estes 3 todos toxicodependentes e 1, inclusivé, está a cumprir pena. São bons rapazes, a mãe é viúva e ganha para lhes manter o vício. Eu tenho um primo que fugiu, que também é toxicodependente. Mas felizmente, tenho outro, irmão daquele, que está limpo, arranjou namorada e até já se casou e um tio que após várias tentativas já conseguimos que esteja limpo há alguns anos. Como vêm é o pão nosso.);
- Nos dias que correm poderia ser...tanta coisa.
CONCLUSÃO: na minha humilde opinião não acho que seja boa política dar sinais de luzes. É tipico de nós portugueses compactuar com tudo o que seja menos correcto, mas talvez seja altura de mudar atitudes. Um dia nós poderemos estar a dar sinal a alguém sem seguro que um dia vem bater-nos, a nós, que a custo pagamos tudo a tempo e hora. Temos que começar a não achar tanta piada aos Chicos Espertos que nos lixam é a nós.