visitas

segunda-feira, julho 31, 2006

;)

Num liceu no Porto estava a acontecer uma coisa muito fora do comum. Um bando de miúdas de 12 anos andava a pôr batom nos lábios, todos os dias e para remover o excesso de batom beijavam o espelho da casa de banho. O director andava bastante preocupado, porque o contínuo tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao fim do dia e no dia seguinte lá estavam outra vez as marcas de batom no espelho. Um dia juntou o bando de miúdas e o contínuo na casa de banho e explicou que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam e para demonstrar como, pediu ao contínuo para mostrar como é que ele tinha de limpar o espelho. O contínuo pegou numa esfregona, molhou-a na sanita e passou-a no espelho. Nunca mais apareceram marcas no espelho. Há professores e há educadores...

5 Comments:

Blogger Mae Frenética said...

Só isto para me fazer rir hoje!...

31/7/06 14:54  
Anonymous Anónimo said...

Mas os professores não têm de ser educadores. Educação dá-se em casa, na escola é dada aos alunos informaçao, ensinamentos, é uma preparação e construçao para o futuro. Obviamente, há certos casos em que, os professores têm de assumir um pouco o papel de educadores, mas isso nao deve ser a regra. Esta historiazinha apenas me mostra como nem so com puniçoes se impede os alunos de cometerem erros. Isso nao é ser-se um bom educador, é ser um bom professor, é fazer ver ao aluno como estava errado de uma forma construtiva. E o bom professor tem pulso sobre o aluno, prende-o, faz com que o aluno o respeite mas nunca se coloca num pedestal, da-se com o aluno, é versatil, compreensivo, por vezes distante e frio, outras caloroso e amigo..

E pronto... no fim de tudo.. continuo sem perceber.. acha que no texto está presente a atitude de um professor ou de um educador?

1/8/06 01:09  
Blogger Carla said...

Um professor com uma atitude inteligente.
Beijinhos.

1/8/06 08:24  
Blogger Xica said...

Mãe frenética
Bem, parece q ontem foi ruim. Espero q o dia de hoje te corra melhor. beijitos.

Anônimo
Apenas postei uma história q achei engraçada e não me pareceu ter um sentido depreciativo quer p professores quer p educadores. Se realmente ele está lá, peço desculpa, mas não o vejo.
Tb acho q os professores não tenham q ser educadores. Eles foram preparados p ensinarem matérias e não p definirem comportamentos. Estes devem ser orientados em casa no sentido q lá acharem o mais adequado. Contudo, na escola, muitas vezes, determinados comportamentos verificam-se devido à influência do grupo, o q talvez seja mais difícil de prever e prevenir em casa. O director não agiu no papel de professor mas de educador e, na minha opinião (daí ter colocado a história aqui) bem. Podia, claro, chamar os pais/educadores das miúdas p desempenharem o seu papel e educarem mas não me parece q fosse resultar tão bem como resultou.

Carla
Beijitos.

1/8/06 10:14  
Blogger DE-PROPOSITO said...

E houve um sorriso. Que bom que é sorrir.
Fica bem.
Manuel

1/8/06 11:41  

Enviar um comentário

<< Home