visitas

terça-feira, julho 25, 2006

ÁGUA É VIDA

Quem me conhece bem, ou pelo menos quem viveu comigo e/ou partilhou comigo a cozinha na residência universitária (RUF), sabe q eu tenho horror ao desperdício de água. Quando na cozinha, na RUF deixavam a água a correr, quando voltavam encontravam a torneira fechada. Ou no quarto qd deixavam a água do chuveiro a correr p a aquecer durante tempo infinito, encontravam o mesmo cenário à espera (aquilo nem um minuto é p aquecer, p quê tanto tempo a desperdiçar?). Tinha q ser assim pois chamar atenção não valia a pena pois, como não pagavam a água q desperdiçavam, estavam-se nas tintas. As minhas amigas chegaram a aturar-me muitas vezes - devem ter ficado aliviadas qd se viram livres da chata. Mas eu chego a ficar mal disposta por ver a água a correr sem lhe darem nenhum uso.
Bem, mas o q eu pretendo com este post se me permitem é… “chatear” quem me está hoje a ler, deixar umas ideias sobre como poupar a água q usamos em casa. Algumas ideias são do Minuto verde (RTP1 – Bom Dia Portugal de 2ª a 6ª feira de manhã – da responsabilidade da Quercus), outras da comissão contra a seca do ano passado e outras são conselhos de câmaras municipais. O mais provável é q já as conheçam e, mais importante, já as apliquam-espero q sim.
Os nossos, filhos, netos, sobrinhos (o q quer q tenham de pequenino ou ainda p nascer) vão agradecer no futuro e o seu bolso no presente também.

1º AUTOCLISMO
Há já alguns países q fazem o aproveitamento das águas pluviais (da chuva) para serem usadas na descarga do autoclismo. Por cá ainda não adoptamos essa boa ideia (na minha opinião) e por isso devemos ter outros cuidados pois a agua q lá usamos é potável.
O autoclismo normal gasta cerca de 10 litros de água limpa em cada descarga (ao fim do dia são uns qts litros). Se repararmos bem é muito mais do q o q é preciso.
Assim podemos:
- Obter um autoclismo de descarga dupla (uma descarga de 3l e outra de 6l) - se for construir, remodelar ou recuperar a sua habitação não pense duas vezes pois só tem a ganhar;
- Colocar um objecto (garrafa com água ou areia, pequeno tijolo, p.ex.) q vá ocupar parte do volume q antes seria ocupado por água;
- Alterar a posição do nivelador p uma mais baixa de forma a q o reservatório se encha c menos quantidade de água.

2º TOMAR BANHO
- No seu banho diário (e agora no calor por vezes bi diário) prefira o duche ao banho de imersão - gasta muito menos água se demorar só o tempo necessário.
- Tem plantas? Se quiser aquecer a água que sai do chuveiro antes de entrar p lá, coloque um balde a receber a água ainda fria q depois pode aproveitar p regar as plantas.
- Se puder evite ter a torneira aberta enquanto se ensaboa e passa o champô pelo cabelo. Desligue a água nesse período e abra a torneira só quando a usa.

3º LAVAR OS DENTES
- Não deixe a torneira aberta enquanto lava os dentes. Encha um copo com água e vá utilizando-a conforme precisa e só no final, se precisar, abra a torneira p os retoques finais.

4º FAZER A BARBA
-Utilize uma bacia ou tape o lavatório enquanto faz a barba.

5º LAVAR LOIÇA
Se ainda lava a loiça á mão a ainda não encontrou vantagens p comprar uma máquina de lavar loiça saiba q o primeiro gasta, em média, cerca de 5 (cinco) vezes mais água do q o último. Se ainda assim, por algum motivo não quiser (p 1 ou pessoas é capaz de não dar muito jeito) ou não puder comprar a máquina:
- Não lave a loiça peça a peça; junte-a e lave-a uma ou duas vezes por dia
- Não ensaboe a loiça c a torneira aberta em contínuo. Coloque água numa das pias do lava-loiça e acrescente um pouco de líquido. Vá ensaboando a loiça e colocando-a na outra pia. Passe a loiça por água e, agora sim, pode ter a torneira sempre aberta enquanto o faz.
- Se tiver máquina utilize-a só com a carga máxima, ou não estando cheias utilize o programa p meia máquina.

6º LAVAR VEGETAIS/FRUTA
- Coloque um recipiente para recolher essa água q poderá ser aproveitada p regar plantas ou mesmo p passar a loiça por água antes de colocá-la na máquina ou, ainda p ensaboar a loiça qd lavada à mão.

7º REGAR
- As melhores horas p regar (e já confirmei c a especialista - biojoaninhas) são de madrugada ou ao fim da tarde. É bom p as plantas mas a taxa de perda de água também desce por aí abaixo. É q nas horas de maior calor parte da água evapora-se sem sequer ir desempenhar a sua função.
- Sempre q possível regue com um regador directamente sobre a raiz da planta, pois é a parte q mais precisa, e evite utilizar a mangueira com a qual se perde mais água.
- Se utiliza desumidificadores tb pode usar essa água p regar.
- As plantas típicas da zona, mais adaptadas ao clima em princípio necessitam de menos água.
- A terra q não tiver plantas no seu jardim e a terra dos vasos deve ser tapada com casca de pinheiro pois esta dificulta a evaporação da água.
- Quando tiver q utilizar mangueiras use as torneiras de fecho automático e conserte todas as fugas que a mangueira possa ter.

8º LAVAR PAVIMENTOS EXTERIORES
- Se tiver q lavar pátios, o passeio em frente á sua casa e achar q tem q utilizar a mangueira, pelo menos antes de o fazer varra e apanhe a maior parte do pó/lixo acumulado. Faz muito pó? É verdade, mas se antes deitar umas gotas de água por cima vai soltar-se muito menos poeira. Não tente arrastar a sujidade com a força da água, varra q gastará muito menos água.

9º LAVAR O CARRO
- Utilize um balde em vez de mangueira para lavar o carro e se utilizar a mangueira não deixe a água a correr enquanto o lava.

20 Comments:

Blogger trapinho said...

Muito bem, que sábios conselhos!!!

Não sabia que o autoclismo gastava tanta água, xiça.
Jinhos

25/7/06 11:11  
Blogger alfazema said...

Água, um bem precioso que não é poupado quanto precisa ser. ainda bem que fazes estas advertências todas. também as faço muitas vezes.
beijinhos

25/7/06 11:14  
Blogger Xica said...

Trapinho
Ah pois, e lá em casa são todas seguidas à risca e não é por dinheiro pois a nossa água é de furo. Beijitos.

Alfazema
O problema é q só quem já as leva em conta é q ouve. Beijitos.

25/7/06 11:17  
Anonymous m. said...

Também me incomoda bastante quando vejo que há desperdício de água. Há pessoas que não têm mesmo noção !!

25/7/06 14:28  
Blogger Xica said...

m.
Não consigo deixar comentários no teu blog. :(

25/7/06 16:33  
Blogger Mãe Frenética said...

Se me conhecesses ficavas orgulhosa! Eu faço quase isso tudo (menos a de encher baldes para regar qdo esperamos q a água do chuveiro aqueça. Boa ideia!!)

Eu poupo nisso e na luz. Detesto ver luzes acesas em locais sem ninguém!

25/7/06 17:35  
Blogger Xica said...

Mãe frenética
Já estou orgulhosa de ti, a sério. Fico tão contente qd vejo gente a poupar água ou a separar o lixo.
Que bom. Beijitos

25/7/06 18:19  
Blogger Nos_os_tres e a Carrapa said...

Sim senhora.. gostámos das ideias.. já estávamos familiarizados com algumas delas mas é sempre bom saber mais e, acima de tudo, é sempre bom verificar que mais gente se preocupa com o nosso mundo. Continua a chatear as pessoas nesse campo porque muitos, como Nós, agrdecemos... Obrigado!!

beijo

25/7/06 20:57  
Blogger Velutha said...

espreitei, li, gostei e deixo-te um beijinho. vale sempre a pena divulgar civismo.obrigada

26/7/06 08:54  
Blogger alfazema said...

um beijinho grande pela manhã. quem dá todos estes conselhos merece a nossa amizade.muio.muito.
beijinhos duplos

26/7/06 09:15  
Blogger Xica said...

NOT
Não têm de quê ;)
beijitos

Velutha
Espreita sempre. Beijitos

Alfazema
Obrigada pela amizade e pelos beijitos.
Para ti também´: Beijitos.

26/7/06 09:49  
Blogger Raquel Santos said...

passo a vida a lembrar o meu marido de alguns pequenos pormenores como fechar a água enquanto se ensaboa no verão, n custa nada... e qd se lava os dentes cá em casa a água n corre... enfim é um problema mundial que nos vai dar dor de cabeça!!!

bjcas

26/7/06 10:34  
Blogger Rosmaninho said...

Espreitando

Espreitei e muito aproveitei...
Confesso que gostei.
E...de certeza, voltarei :).

~*Um beijo*~

26/7/06 10:36  
Blogger Xica said...

Raquel
Tens toda a razão. Infelizmente já muita gente sofre com este mal, nós ainda vamos tendo sorte. As pessoas acham q a torneira vai sempre brotar, mas se continuarmos assim não tarda a secar. Beijitos.

Rosmaninho
Temos poetisa. Volta sempre. Beijitos.

26/7/06 10:43  
Blogger cathywoman said...

Sabes que os autoclismos antigos gastavam menos água que os de agora? aqueles que eram colocados quase no tecto?? pois aproveitava-se a diferença de alturas!!! mas as modas mudaram e quem fica a perder é o planeta!! Além disso, acho que poderia haver um sistema de retenção de águas para rega: por exemplo a água do banho, deverá servir para regar, no fim de fria claro, porque os produtos vão tão dissolvidos que num deve fazer diferença...
assim como a água de lavar a roupa... se usarmos um detergente sem fosfatos... poderia ser usado para esse fim...penso eu de que...

26/7/06 14:47  
Blogger Xica said...

Tens razão em quase tudo, as modas, como tu dizes, vieram melindrar o planeta e, apesar de acharmos q não, melindrar-nos a nós tb. Acho q ainda não dá p fazer o q sugeristes. Por acaso vi a resposta a essa pergunta numa revista (a do JN acho eu) e lá o especialista não aconselhava a usar água de duches, máq de lavar e de lavar a loiça. Mas se encontar o artigo digo-te qq coisa.
Beijitos.

26/7/06 15:00  
Blogger cathywoman said...

mas para usar na sanita quase de certeza que não há problemas... e de qualquer maneira ninguém quer saber...

27/7/06 09:37  
Anonymous F. said...

Olá! Estava a dar uma espreitadela pelos blogs quando vi esta posta. São realmente bons conselhos. No entanto, gostva de fazer um comentário à questão da máquina de lavar loiça. Não nos podemos esquecer que não é só a água que é preciso poupar, a energia que se gasta na construção, no funcionamento, nos imensos detergentes e afins que as pessoas têm de usar na máquina de lavar, também é preciosa. A louça lavada à mão, com a velha bacia e um sabãozinho parece-me bem mais ecológico!

Cumprimetos

27/7/06 18:45  
Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

12/8/06 15:24  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

17/8/06 19:52  

Enviar um comentário

<< Home