visitas

sexta-feira, junho 30, 2006

COMO SE EDUCAM OS ADULTOS

Os seguintes excertos retirei-os de um livro que o meu pai tinha lá em casa: “Como se educam os adultos”. Quando lerem verão a razão porque decidi partilhar - são uma moca. Note-se que a edição do livro é de 1978.

“Algumas mães contaram como é que os filhos “se defendem” das pretensões dos adultos:
- “A minha filha passa o tempo a ameaçar-me de que vai arranjar outra mãe mais obediente.”
- “Quando digo à minha filha, de 7 anos, que já não gosto dela por ser desobediente, encolhe os ombros e pede-me para ser mais boazinha com ela porque ela gosta de mim mesmo quando eu sou uma mãe ruim.”
- Os meus filhos não têm medo de mim nem do pai. Se os repreendemos, chamam-nos à ordem dizendo que ainda são pequenos.”
- O meu filho tem 5 anos, mas quando o repreendemos declara que, em casa, somos todos uns nervosos e que se sente melhor quando estamos fora.”
- O meu filho tem 9 anos e um feitio difícil, talvez por ser filho único: só obedece quando lhe explicam as razões porque deve obedecer. Há dias, eu estava irritada e dei-lhe uma bofetada: passados 10 minutos, apareceu de mala aviada e, muito delicadamente, estendeu-me a mão, dizendo que, apesar de gostar de mim, tinha de deixar de viver comigo por ser contra a violência. Procurei explicar-lhe que não deve reagir mas respondeu-me que não deve ser ele a envergonhar-se de reagir, mas sim eu a envergonhar-me de “me meter” com uma criança”.

3 Comments:

Blogger Cathy said...

São tramados os garotos... de hoje e os de sempre...

30/6/06 12:01  
Blogger Mae Frenética said...

Meu Deus, o q me espera... :P

1/7/06 13:02  
Blogger Raquel Santos said...

tá cada vez pior... eles é que nos educam...huuummm..
bjs

1/7/06 21:36  

Enviar um comentário

<< Home