visitas

sexta-feira, julho 21, 2006

O espelho

Esta aconteceu na China. Um chinês preparava-se para ir ao mercado, que fica a alguns dias de viagem. Está anoitecendo. O chinês despede-se da mulher.
— Até à volta, Mel de Crisântemo. Que quer que lhe traga do mercado?

— Eu queria um pente.

— Um pente? Está bem. Mas eu tenho que comprar tanta coisa, como é que me vou lembrar?— Não precisará mais do que olhar para a lua. Veja: a lua é crescente. Pois bem, o pente que eu quero é exatamente da forma da lua crescente.

— Até à volta.

E o chinês parte. Chega ao mercado. Faz suas compras. Terminando-as, já bem tarde, lembra-se da promessa, mas não se lembra muito bem do objeto desejado pela mulher.

Encontra-se, nesse momento, junto de um mercador e lhe diz:
— Pois veja só: prometi levar um presente a minha mulher, mas não me lembro mais o que foi. Ah! sim, espera. Estou-me lembrando agora que ela me disse para olhar a lua.

— Olhe, é lua cheia.
(A lua, que estava no seu primeiro quarto no dia da partida do chinês, agora era cheia).

— Deve ser um objeto redondo.

E o chinês compra um espelho, paga-o, faz um pacote e põe-se a caminho para a volta.Ao chegar em casa, diz-lhe a mulher:
— Bom dia, meu marido. Trouxe-me o que eu lhe pedi?

— Naturalmente. Aqui está.

E o chinês dá o pacote à mulher, que apressadamente o abre. Essa mulher nunca tinha visto um espelho. E vendo nele um vulto de mulher, fica indignada:

— Meu marido, comprou outra mulher!

E Mel de Crisântemo chora todas as lágrimas de seu pequenino coração. Os seus olhos chamam a atenção de sua mãe.

— Ah! mamãe, mamãe — grita ela. — Venha ver. Meu marido trouxe para casa outra mulher.

A mãe toma o espelho, olha-o e diz à filha:
— Fica sossegada: é tão velha e tão feia!

Sacha Guitry

11 Comments:

Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

:D gostei da história!! beijinho*

21/7/06 14:16  
Blogger Mae Frenética said...

Q gira!...

21/7/06 17:39  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Gostei ... bom fds...

22/7/06 00:22  
Blogger Velutha said...

passei por aqui e gostei do teu blog.uma história muito engraçada.
jinhos

22/7/06 08:44  
Blogger greentea said...

assim são os maridos que se esquecem sempre das prendas que a mulher pediu ... ou não sabem nunca o q hão-de comprar...


beijinhos

22/7/06 10:57  
Blogger Unknown said...

Dei a minha primeira espreitadela neste teu cantinho. Gostei e prometo voltar.
Convido-te a espreitares o nosso.
Ana Cristina

22/7/06 23:15  
Blogger Xica said...

NOT
Ainda bem q gostaste (1 dos três). Beijitos.

Lu
Boas férias. Fico à espera da tua volta. Beijitos.

Alfazema
A mim tb me fez rir. Ainda bem q a ti tb.

Mãe frenética
É quase tão gira como as tuas ;)
Beijitos

Amigona
Ainda bem. Beijitos

Velutha
Volta sempre. Ainda bem q gostaste.
Beijitos.

Greentea
Ao menos não lhe ofereceu nada p a casa:)

Cláudia
Beijitos

Ana e Rita
Voltem sempre. Beijitos.

24/7/06 10:13  
Blogger Xica said...

M.(holarilolela)
Sabes q eu tb gosto muito de te visitar e acontece-me o mesmo. Fico a imaginar-te, não a escrever, mas a dizeres o q escreves, como se estivesse a falar contigo: o teu modo de falar, as expressões, os gestos, as risadas espontâneas e sinceras. É uma forma de não me sentir tão longe.
Obrigada e beijitos de quem tb gosta muito de ti e tem muitas saudades.

Alfazema
Um beijito p ti tb. Eu também gosto muito de passar no teu cantinho.

24/7/06 13:58  
Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

infelizmente..

24/7/06 22:10  
Blogger Velutha said...

olá xica!
Vai espreitando.gosto desta tua forma de espreitar.
beijos fofos

25/7/06 08:04  
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

11/8/06 22:13  

Enviar um comentário

<< Home