visitas

quinta-feira, julho 13, 2006

IRAQUE

Quando no ínicio de 2003 se advinhava o início de mais uma guerra, saí à rua com milhares de pessoas q, como eu, acreditavam q a guerra é coisa de pré-históricos e ainda q fosse a única solução (nunca o é) não eram os direitos humanos q a moviam mas sim interesses económicos e, por isso, tornava-se ainda mais ilegítima e horrenda.
A ocupação do Iraque pelos EUA e seus lacaios (é o q penso) começou a Março de 2003. A existência de armas nucleares foi o mote que deu desculpa aos senhores da guerra para avançarem. Felizmente, nem todos são corruptos e corruptíveis e os relatórios afirmaram nada se ter encontrado.
Algumas foram as provas encontradas de torturas, de tentativa de genocídio (ou pelo menos foi o q nos foi dado a conhecer-mas não ponho a veracidade em causa) por parte de Saddam e do seu governo.
E hoje? Os senhores que supostamente foram salvar um povo das atrocidades, da violência, da precariedade de condições, da violação de direitos humanos em geral são hoje os primeiros a cometer todos estes actos horrendos: torturas em prisões, violações, mortes violentas. Quando deviam defender os direitos de todos por igual fecham os olhos à limpeza étnica q ainda se pratica com a ajuda de um governo q só pode ser lacaio p lá estar. Mas talvez o interresse até seja q todo um povo se mate para finalmente poderem ficar com o q de inicio lá os levou: o ouro negro (mas isto já sou eu a ver muitos filmes).
Acredito q nem 1/3 da verdade chega até nós-não pode chegar (se bem q não vejo ninguém a importar-se). Mas encontrei uma forma de estar mais perto da realidade desse povo q afinal não é assim tão diferente.
Éatravés de um blog de uma iraquiana, hoje c 27 anos de idade. Começou a escrever em Agosto de 2003 e desde então não parou. Relata as dificuldades do seu dia-a-dia desde q a guerra começou, a prisão, desaparecimento e morte de amigos e familiares, o sentimento de revolta contra os ocupantes e governo fantoche iraquiano (como lhes chama). Este blog ganhou um prémio literário.
Se estiverem interessados o link é este: Bagdad Burning. Vale a pena.

1 Comments:

Blogger Mae Frenética said...

Obrigada por divulgares.


Vou lá, pq tb acho q não nos contam nenhuma verdade...

13/7/06 23:10  

Enviar um comentário

<< Home