visitas

segunda-feira, agosto 07, 2006

ENERGIA NUCLEAR

Há muitos motivos para falar hoje, aqui, de energia nuclear:
  • faz anos, este mês, q foram lançadas as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki- em Hiroshima a 6 de agosto de 1945 e em Nagazaki a 9 de agosto do mesmo ano. Em Hiroshima cerca de 80 mil civis morreram imediatamente e outros 60 mil morreriam nos quatro meses seguintes devido aos efeitos das radiações a que foram expostos. Em Nagazaki os números foram semelhantes;
  • este ano a 26 de Abril fez 20 anos que ocorreu o acidente de Chernobyl;
  • o médio oriente está em guerra e as armas nucleares de destruição massiva andam na boca dos senhores da guerra;
  • tem-se falado em construir, por cá centrais de energia nuclear
  • Já são suficientes, ounão?
A informação e as imagens q se seguem retirei-as do site da Greenpeace (os meus idolos).


Nastya, natural da Bielorrússia, tinha apenas três anos quando lhe foi diagnosticado cancro no útero e pulmões. De acordo com os médicos da região houve um enorme aumento de cancro em crianças desde o desastre de Chernobyl.








O tempo cura tudo, não é? Já se passaram 20 anos desde que o nome Chernobyl se tornou no infame acidente nuclear que devastou a vida de milhões de pessoas na Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia. 20 anos depois e o pesadelo continua assustador para milhares de pessoas.

A catástrofe de Chernobyl libertou cem vezes mais radiação do que as bombas de Hiroshima e Nagasaki. Contudo, muitos parecem minimizar o acidente como parte da história e esquecem o que grandes quantidades de radiação, de facto, fazem em vidas humanas. Os efeitos de Chernobyl tocaram em milhões de pessoas e milhares continuam a sofrer os seus efeitos dolorosos.

Cientistas e economistas independentes sabem que a energia nuclear é a fonte de energia eléctrica mais dispendiosa, tendo em conta os custos de construção e manutenção das estações nucleares. Mas uma análise económica por si só não pode calcular os custos devidos aos danos causados nos nossos genes, a base da vida. Existem muitos outros custos para serem levados em consideração – a segurança e os custos de potenciais acidentes, o depósito a longo prazo de resíduos, uma vez que não foi encontrada nenhuma solução fiável. A energia nuclear não é a solução para a alteração climática. Os subsídios massivos necessários para manter a indústria nuclear a funcionar estão a atrasar e a desconsiderar a revolução das energias renováveis q são a solução real para a alteração climática.

Precisamos de um sistema energético que consiga combater uma alteração climática, baseado em energia renovável e eficiência. A energia nuclear globalmente já produz menos energia que as energias renováveis e nos próximos anos tende a diminuir ainda mais.

Apesar do que as indústrias nucleares nos dizem, construir estações nucleares suficientes para reduzir significativamente a emissão dos gases que produzem o efeito de estufa custaria triliões de dólares, criaria centenas de milhar de toneladas de resíduos com elevado nível de radioactividade letal, contribuiria para a proliferação de material bélico nuclear, e resultaria num acidente tipo Chernobyl por cada década.



Este é o mapa dos países com programas de armamento nuclear ou com armas nucleares no seu território.
Não são assim tão poucos pois não?








O ano passado (60anos depois) vi um documentário sobre os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki. Eles odiaram durante muito tempo os americanos por todo o sofrimento causado. Contudo um dia pararam e chegaram à conclusão q foi o ódio q os tinha feito chegar à triste condição em q se encontraram. Hoje perdoaram e só pedem ao mundo q se lembre e que pare com a produção da energia nuclear. Senão p q serviu o seu sofrimento? Digam NÃO, sempre NÃO- há alternativas no q respeita à energia e as armas...bem disto nem preciso dizer nada.

4 Comments:

Blogger Prof said...

Olá! Dei uma vista de olhos rápida por algumas das coisas que escreveste e pareces-me uma pessoa bastante interventiva, consciente e preocupada com o mundo em que vivemos. Voltarei com toda a certeza a visitar o teu blog e tu também serás sempre muito bem vinda.
Um beijo!

7/8/06 18:23  
Blogger Prof said...

Eu outra vez. Só para dizer que gosto das tuas preferências musicais.
Tchau!

7/8/06 18:25  
Blogger Mae Frenética said...

Esse é um dilema mto grande.
Até pq os nossos vizinhos têm centrais nucleares e se houvesse um desastre nós tb apanhávamos por tabela.

O problema é q a central q querem construir em Portugal tem uma tecnologia já ultrapassada e os riscos são maiores.
Esse é q e o grande problema...

8/8/06 09:44  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read Driver joaquin online san training Online trading academy forex currency trading trad32 Mercury toy motors Domains 26 web hosting Asthma .com Jobs home sourced laser tattoo removal wter park Isa buss vga video card cad model sail boats body kits for autos Compare dsl cable broadband Power antenna infiniti g20 acura el Delco appliance Problems with bextra Effective search engine optimization tip Digital camcorder consumer reports printing side effects from venlafaxine withdrawal New england application development jobs website hot ass upskirts

14/2/07 20:02  

Enviar um comentário

<< Home