visitas

sexta-feira, setembro 15, 2006

Características que os violadores procuram numa vítima

Um grupo de violadores na prisão foi entrevistado para saber o que eles procuram numa potencial vítima. Eis alguns factos interessantes:

1) A primeira coisa que eles olham numa potencial vítima é o penteado. É mais provável que eles ataquem uma mulher com rabo-de-cavalo, trança ou qualquer outro penteado que seja possível puxar mais facilmente. É provável também que ataquem mulheres com cabelos longos. Mulheres com cabelos curtos não são alvos comuns.

2) A segunda coisa que eles olham é a roupa. Eles vão olhar para mulheres em que a roupa seja fácil de tirar rapidamente. Eles também procuram mulheres a falar ao telemóvel ou a fazer outras coisas enquanto andam – isto indica que estão desatentas e desarmadas e podem ser facilmente apanhadas.

3) A hora do dia em que eles mais atacam e violam mulheres é no começo da manhã, entre as 5:00h e 8:30 horas.

4) O lugar campeão para apanhar mulheres é o lugar onde ficam os estacionamentos de escritórios. Em segundo lugar, estão as casas de banho públicas.

5) Somente 2% dos violadores anda armado. Isto porque a pena para uma violação é de 3 a 5 anos de prisão - mas para violação com armas, é de 15 a 20 anos.
6) Estes homens procuram atacar de forma e em lugares que possam carregar a mulher rapidamente para um outro ponto, onde não tenham que se preocupar em ser apanhados. Se tu esboças qualquer reacção de luta, eles costumam desistir em aproximadamente dois minutos: acham que não vale a pena, que é perda de tempo.

7) Disseram que não agarram mulheres que levam guarda-chuvas ou objectos que possam ser usados como arma a uma certa distância (chaves não os intimidam, porque para serem usadas como arma, a vítima tem que deixá-los chegar muito perto).

8) Se alguém te estiver a seguir numa rua ou numa garagem ou se estiveres com alguém suspeito num elevador ou numa escadaria, olha-o no rosto e pergunta alguma coisa, tipo "Que horas são?" Se ele for um violador, terá medo de ser posteriormente identificado e perderá o interesse em ter-te como vítima. A ideia é convencê-lo de que não vale a pena chegar até ti.

9) Se alguém saltar à sua frente, grita! A maioria dos violadores disse que largaria uma mulher que gritasse ou que não tivesse medo de lutar com ele. Novamente: eles procuram ALVOS FÁCEIS. Se empunhares um spray de pimenta e gritares, poderás mantê-lo à distância e é provável que ele fuja.

10) Está sempre atenta ao que se passa à tua volta. Caso percebas algum comportamento estranho, não o ignores. Segue os teus instintos. Poderás até descobrir que te enganaste, ficar meio desnorteada no momento, mas podes ter certeza de que ficarias muito pior se o rapaz realmente te atacasse.

19 Comments:

Blogger Carla said...

Recebi este texto por e-mail e passei-o para todos os contactos - é preciso ter muito cuidado. Fizeste bem em publicar.
Beijinhos e um bom fim-de-semana.

15/9/06 13:53  
Blogger Leticia Gabian said...

Há pouco tempo, uma amiga minha foi atacada em um estacionamento num Shopping Center. Graças a Deus, não aconteceu nada de pior. Além de gritar, ela teve que lutar com ele. Daí, como está no texto, ele desistiu e saiu correndo. Mesmo antes do fato, sempre tive pavor de estacionamentos e garagens de prédios.
Beijos.

15/9/06 14:33  
Blogger Mae Frenética said...

Muito util, obrigada!

Essa do guarda chuva é verdade... eu uma vez fui atacada e vinha com um guarda chuva. Gritei tanto e bati-lhe tantas vezes q me safei.
Nunca me arrependi de ter ripostado.

Mais tarde, descobrimos onde vivia e o meu pai e o meu namorado foram lá a casa dele e concluiu-se q era atrasado mental. Mesmo assim, fizemos queixa (q não avançou grande coisa... eu safei-me e não haviam testemunhas), pq imaginem se era uma criança de 10 anos??? Ainda hoje passo à porta e até estremeço... não pelo q aconteceu, mas a desejar q não acontecesse a mais ninguém.

15/9/06 15:01  
Blogger Xica said...

Eu tb já fui vitima de assédio, na Covilhã qd lá estava. Antes disso saia, sem problema, sozinha à rua. Depois disso, durante muito tempo andava quase a correr qd saía sozinha pois sentia q estava a ser seguida. Nem imagino como se sente quem foi violada ou a quem tentaram fazê-lo. Se eu me senti assim, qto mais elas...

Carla
Eu tb recebi por mail. Reenviei e achei q cá podia ter acesso a a mais gente. Beijitos e bom fim de semana.

Leticia
Isto de ser mulher... estamos sujeitas a muitos mais perigos.
Beijitos

Mãe frenética
Pois, o guarda chuva é muito útil, mas e no verão? Lembro-me muitas vezes de ir aprender defesa pessoal.
Lamento q ele seja doente, mas se o é, precisa de tratamento e não pode andar por aí assim. Como tu soubeste e pudeste defender-te, podia acontecer a alguém q não o conseguisse fazer, mas fica-se à espera q isso acontecesse.
Beijitos e bom fim de semana.

15/9/06 18:01  
Blogger greentea said...

nunca gostei de ir às casa de banho publicas e de parques de estacionamento ou garagens ainda menos graça acho, há parques de estacionamento q são autenticas cavernas onde não há praticamente vigilancia... fazes bem em alertar

beijinhos

15/9/06 20:55  
Blogger AEnima said...

Obrigado por este post Xica. Tambem ja tive a minha conta de chatices neste campo e eh bom saber estas coisas.

O que me preocupa eh outra coisa: pelo que descreves o estudo deve ter sido feito em criminosos americanos. A realidade portuguesa parece-me um bocadito diferente. Nao sei. Que mais podes dizer sobre este estudo? Obrigado.

16/9/06 01:52  
Blogger Prof said...

Olá Xica! Post muito útil e interessante. Há coisas que não imaginamos que sejam importantes para os violadores como o comprimento do cabelo. Quando estudava em Coimbra, eu e as minhas amigas chegámos a ser importunadas por tarados exibicionistas. Um beijo!
PS: já postei!

16/9/06 19:19  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

É sempre bom saber estas coisas... beijo amiga...

16/9/06 20:23  
Blogger Xica said...

greentea
É verdade, há locais em q parece q tudo pode acontecer sem q ninguém nos possa valer.

aenima
Confesso q não sei de onde é o estudo. Recebi por mail esta informação. Contudo acredito q, sendo o crime o mesmo, muitas das características do violador sejam também comuns.

Jade
Tb na Covilhã os exibicionistas eram muitos, mesmo muitos. A maior parte eram já idosos. Mas talvez (digo eu) os exibicionistas não sejam os piores. Os piores são aqueles q nem esperamos q sejam tarados.
Já te fui visitar
Beijitos.

Amigona
Eu achei interessante e por isso quis partilhar. Beijitos.

18/9/06 11:42  
Blogger AEnima said...

Xica, tambem ja te respondi... e como a coisa estava comprida tens um post so para ti!

Acho a tua gata LINDA!!! Conheco uma parecida, chama-se Nhonho. Tambem tenho um cinzentinho... mas de pelo comprido, como os tipicos gatos de montanha americanos. Tenho fotos dele para la espalhadas no blog se quiseres ver.

Beijocas

18/9/06 14:24  
Anonymous Anónimo said...

fui violada há muitos anos atras e na altura n tinha qq destas caracteristicas. usava cabelo curto, foi de tarde, n havia telemoveis.
claro que as excepções confirmam a regra mas o mais importante é não ficarmos em silencio. a dor de estar calada doi muito mais.

18/9/06 16:42  
Blogger AEnima said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18/9/06 18:40  
Blogger anamoris said...

Muito obrigada é importante saber estas coisas, toda a atenção é pouca.
Beijinho minha querida

19/9/06 11:47  
Blogger Xica said...

aenima
Tb já lá voltei. Obrigada por responderes tão prontamente, por dares a tua opinião de forma tão clara.Como já te disse no teu blog acho o Olivander José o máximo. É mesmo muito giro e o nome muito original :D.
Beijito

Joana
Como já disse mais acima nem imagino como te sentes. Com o q me aconteceu já passei um mau bocado durante muito tempo, qt mais tu. Tb acho que todas as vitimas devem falar para se sentirem menos mal, minimizarem a dor e para que eles não pensem q podem ficar impunes com o horror que fazem e livres p o voltarem a fazer.
Lamento muito, a sério (já o deves ter ouvido muitas vezes e não deve ajudar nada, mas é o q te consigo dizer no momento).
Beijito

Anamoris
Beijitos p ti também,

19/9/06 14:05  
Blogger Nuno Carvalho said...

realmente, são coisas que nunca pensamos, mas têm lógica

20/9/06 17:21  
Blogger Raquel Santos said...

aaarrrrrrrrr até me dá arrepios
ser mulher n é fácil

bjs

21/9/06 00:09  
Blogger Venenosa said...

Onde andas????

Tenho saudades...

Espero que esteja tudo bem.

Bjs.

21/9/06 17:46  
Blogger Rosmaninho said...

Xica

Muito rapidamente estou espreitando (o "recomeçar" está a ser demasiado preenchido...)encontrei bons conselhos, muito obrigada.

Este fim de semana tentarei pôr a leitura em ordem.

~*Um beijo*~

21/9/06 19:56  
Blogger Xica said...

Nuno
Sim, acho q faz sentido, mas, mesmo quem não tenha estas características deve estar alerta (como a Joana provou).

Raquel
é o q eu digo todos os dias: ser mulher é "trabalhos" a triplicar em todos os sentidos.

Kina
Linda tenho andado c trabalho mas está tudo bem. Esero q contigo tb (tb estou c saudades-e vou visitar-te todos os dias)
Beijitos.

Rosmaninho
Os "recomeços" normalmente são assim: repletos de trabalhos.
Beijitos.

Lu
Quando tenho q andar sozinha de carro à noite, fora da minha zona, tb faço o mesmo-tranco o carro e ando sempre c receio até dos outros carros (q me façam parar, ou assim). Beijitos.

Alfazema
Um beijito p ti (vou ao blog teu todos os dias p ver qd nos presenteias c um novo texto).

22/9/06 10:00  

Enviar um comentário

<< Home