Características que os violadores procuram numa vítima
Um grupo de violadores na prisão foi entrevistado para saber o que eles procuram numa potencial vítima. Eis alguns factos interessantes:
1) A primeira coisa que eles olham numa potencial vítima é o penteado. É mais provável que eles ataquem uma mulher com rabo-de-cavalo, trança ou qualquer outro penteado que seja possível puxar mais facilmente. É provável também que ataquem mulheres com cabelos longos. Mulheres com cabelos curtos não são alvos comuns.
2) A segunda coisa que eles olham é a roupa. Eles vão olhar para mulheres em que a roupa seja fácil de tirar rapidamente. Eles também procuram mulheres a falar ao telemóvel ou a fazer outras coisas enquanto andam – isto indica que estão desatentas e desarmadas e podem ser facilmente apanhadas.
3) A hora do dia em que eles mais atacam e violam mulheres é no começo da manhã, entre as 5:00h e 8:30 horas.
4) O lugar campeão para apanhar mulheres é o lugar onde ficam os estacionamentos de escritórios. Em segundo lugar, estão as casas de banho públicas.
5) Somente 2% dos violadores anda armado. Isto porque a pena para uma violação é de 3 a 5 anos de prisão - mas para violação com armas, é de 15 a 20 anos.
6) Estes homens procuram atacar de forma e em lugares que possam carregar a mulher rapidamente para um outro ponto, onde não tenham que se preocupar em ser apanhados. Se tu esboças qualquer reacção de luta, eles costumam desistir em aproximadamente dois minutos: acham que não vale a pena, que é perda de tempo.
7) Disseram que não agarram mulheres que levam guarda-chuvas ou objectos que possam ser usados como arma a uma certa distância (chaves não os intimidam, porque para serem usadas como arma, a vítima tem que deixá-los chegar muito perto).
8) Se alguém te estiver a seguir numa rua ou numa garagem ou se estiveres com alguém suspeito num elevador ou numa escadaria, olha-o no rosto e pergunta alguma coisa, tipo "Que horas são?" Se ele for um violador, terá medo de ser posteriormente identificado e perderá o interesse em ter-te como vítima. A ideia é convencê-lo de que não vale a pena chegar até ti.
9) Se alguém saltar à sua frente, grita! A maioria dos violadores disse que largaria uma mulher que gritasse ou que não tivesse medo de lutar com ele. Novamente: eles procuram ALVOS FÁCEIS. Se empunhares um spray de pimenta e gritares, poderás mantê-lo à distância e é provável que ele fuja.
10) Está sempre atenta ao que se passa à tua volta. Caso percebas algum comportamento estranho, não o ignores. Segue os teus instintos. Poderás até descobrir que te enganaste, ficar meio desnorteada no momento, mas podes ter certeza de que ficarias muito pior se o rapaz realmente te atacasse.
19 Comments:
Recebi este texto por e-mail e passei-o para todos os contactos - é preciso ter muito cuidado. Fizeste bem em publicar.
Beijinhos e um bom fim-de-semana.
Há pouco tempo, uma amiga minha foi atacada em um estacionamento num Shopping Center. Graças a Deus, não aconteceu nada de pior. Além de gritar, ela teve que lutar com ele. Daí, como está no texto, ele desistiu e saiu correndo. Mesmo antes do fato, sempre tive pavor de estacionamentos e garagens de prédios.
Beijos.
Muito util, obrigada!
Essa do guarda chuva é verdade... eu uma vez fui atacada e vinha com um guarda chuva. Gritei tanto e bati-lhe tantas vezes q me safei.
Nunca me arrependi de ter ripostado.
Mais tarde, descobrimos onde vivia e o meu pai e o meu namorado foram lá a casa dele e concluiu-se q era atrasado mental. Mesmo assim, fizemos queixa (q não avançou grande coisa... eu safei-me e não haviam testemunhas), pq imaginem se era uma criança de 10 anos??? Ainda hoje passo à porta e até estremeço... não pelo q aconteceu, mas a desejar q não acontecesse a mais ninguém.
Eu tb já fui vitima de assédio, na Covilhã qd lá estava. Antes disso saia, sem problema, sozinha à rua. Depois disso, durante muito tempo andava quase a correr qd saía sozinha pois sentia q estava a ser seguida. Nem imagino como se sente quem foi violada ou a quem tentaram fazê-lo. Se eu me senti assim, qto mais elas...
Carla
Eu tb recebi por mail. Reenviei e achei q cá podia ter acesso a a mais gente. Beijitos e bom fim de semana.
Leticia
Isto de ser mulher... estamos sujeitas a muitos mais perigos.
Beijitos
Mãe frenética
Pois, o guarda chuva é muito útil, mas e no verão? Lembro-me muitas vezes de ir aprender defesa pessoal.
Lamento q ele seja doente, mas se o é, precisa de tratamento e não pode andar por aí assim. Como tu soubeste e pudeste defender-te, podia acontecer a alguém q não o conseguisse fazer, mas fica-se à espera q isso acontecesse.
Beijitos e bom fim de semana.
nunca gostei de ir às casa de banho publicas e de parques de estacionamento ou garagens ainda menos graça acho, há parques de estacionamento q são autenticas cavernas onde não há praticamente vigilancia... fazes bem em alertar
beijinhos
Obrigado por este post Xica. Tambem ja tive a minha conta de chatices neste campo e eh bom saber estas coisas.
O que me preocupa eh outra coisa: pelo que descreves o estudo deve ter sido feito em criminosos americanos. A realidade portuguesa parece-me um bocadito diferente. Nao sei. Que mais podes dizer sobre este estudo? Obrigado.
Olá Xica! Post muito útil e interessante. Há coisas que não imaginamos que sejam importantes para os violadores como o comprimento do cabelo. Quando estudava em Coimbra, eu e as minhas amigas chegámos a ser importunadas por tarados exibicionistas. Um beijo!
PS: já postei!
É sempre bom saber estas coisas... beijo amiga...
greentea
É verdade, há locais em q parece q tudo pode acontecer sem q ninguém nos possa valer.
aenima
Confesso q não sei de onde é o estudo. Recebi por mail esta informação. Contudo acredito q, sendo o crime o mesmo, muitas das características do violador sejam também comuns.
Jade
Tb na Covilhã os exibicionistas eram muitos, mesmo muitos. A maior parte eram já idosos. Mas talvez (digo eu) os exibicionistas não sejam os piores. Os piores são aqueles q nem esperamos q sejam tarados.
Já te fui visitar
Beijitos.
Amigona
Eu achei interessante e por isso quis partilhar. Beijitos.
Xica, tambem ja te respondi... e como a coisa estava comprida tens um post so para ti!
Acho a tua gata LINDA!!! Conheco uma parecida, chama-se Nhonho. Tambem tenho um cinzentinho... mas de pelo comprido, como os tipicos gatos de montanha americanos. Tenho fotos dele para la espalhadas no blog se quiseres ver.
Beijocas
fui violada há muitos anos atras e na altura n tinha qq destas caracteristicas. usava cabelo curto, foi de tarde, n havia telemoveis.
claro que as excepções confirmam a regra mas o mais importante é não ficarmos em silencio. a dor de estar calada doi muito mais.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Muito obrigada é importante saber estas coisas, toda a atenção é pouca.
Beijinho minha querida
aenima
Tb já lá voltei. Obrigada por responderes tão prontamente, por dares a tua opinião de forma tão clara.Como já te disse no teu blog acho o Olivander José o máximo. É mesmo muito giro e o nome muito original :D.
Beijito
Joana
Como já disse mais acima nem imagino como te sentes. Com o q me aconteceu já passei um mau bocado durante muito tempo, qt mais tu. Tb acho que todas as vitimas devem falar para se sentirem menos mal, minimizarem a dor e para que eles não pensem q podem ficar impunes com o horror que fazem e livres p o voltarem a fazer.
Lamento muito, a sério (já o deves ter ouvido muitas vezes e não deve ajudar nada, mas é o q te consigo dizer no momento).
Beijito
Anamoris
Beijitos p ti também,
realmente, são coisas que nunca pensamos, mas têm lógica
aaarrrrrrrrr até me dá arrepios
ser mulher n é fácil
bjs
Onde andas????
Tenho saudades...
Espero que esteja tudo bem.
Bjs.
Xica
Muito rapidamente estou espreitando (o "recomeçar" está a ser demasiado preenchido...)encontrei bons conselhos, muito obrigada.
Este fim de semana tentarei pôr a leitura em ordem.
~*Um beijo*~
Nuno
Sim, acho q faz sentido, mas, mesmo quem não tenha estas características deve estar alerta (como a Joana provou).
Raquel
é o q eu digo todos os dias: ser mulher é "trabalhos" a triplicar em todos os sentidos.
Kina
Linda tenho andado c trabalho mas está tudo bem. Esero q contigo tb (tb estou c saudades-e vou visitar-te todos os dias)
Beijitos.
Rosmaninho
Os "recomeços" normalmente são assim: repletos de trabalhos.
Beijitos.
Lu
Quando tenho q andar sozinha de carro à noite, fora da minha zona, tb faço o mesmo-tranco o carro e ando sempre c receio até dos outros carros (q me façam parar, ou assim). Beijitos.
Alfazema
Um beijito p ti (vou ao blog teu todos os dias p ver qd nos presenteias c um novo texto).
Enviar um comentário
<< Home