visitas

segunda-feira, setembro 11, 2006

Não fechemos os olhos... nem as mãos

Quanto vale a paz de espírito?
Quanto vale uma consciência tranquila?

Vinte Mil Vidas

Este é o número estimado de pessoas que morrem por dia em consequência da fome e da pobreza extrema.

Recente relatório do Banco Mundial declarava:
“A globalização parece aumentar a pobreza e a desigualdade... Os custos de ajustamento para maior abertura são suportados exclusivamente pelo pobre.”


A Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA), ainda em 2000, também abordou a questão:
“A economia global vai espalhar conflitos e estabelecer uma diferença maior entre vencedores e perdedores. Grupos excluídos enfrentarão profunda estagnação económica...”



A ONU também dizia no mesmo ano:
“O processo (globalização) está concentrando poder e marginalizando o pobre.”


O mais recente levantamento do Banco Mundial diz que 54,7 por cento da humanidade vive em estado de miséria ou pobreza extrema.







Acaso sabemos o que significa passar fome?


E o que significa enfrentar a incerteza sobre se vamos ter com que nos alimentar?


E a incerteza quanto ao facto se conseguiremos por mais um dia sobreviver sem ter com que nos alimentar...


Num lastimável mundo de vergonhosos contrastes vivemos...






Um mundo capaz de deixar os necessitados à mercê da própria sorte...
Um mundo que muito pouco, quase nada, faz...

...para espantar o abutre, que pacientemente espera.


Mesmo diante da caótica situação geral, da roubalheira, e do crescente sentimento de individualismo que impera - contribua você com a sua parcela para aliviar o sofrimento daqueles de quase tudo destituídos.
Cultive o sentimento de humanidade.


Existem entidades sérias, - ONGs, instituições religiosas, filantrópicas, etc. -, que necessitam de sua ajuda, - seja material, seja como apoiador ou voluntário que contribui com tempo e conhecimento.
Procure informar-se a respeito.


O que será que a menina, de tanto destituída, responderá no dia em que lhe for dirigida a seguinte pergunta:

...“Acaso encontraste neste vasto mundo alguém disposto a tentar amenizar a tua dor?”

Ajude- a sua alma agradecerá
Um outro mundo é possível.


















“Que a tua alma dê ouvidos a todo o grito de dor,
Tal como o lótus abre o seu coração para sorver o sol matutino.”
A Voz do Silêncio
antigo texto budista


“ Para a nossa avareza, o muito é pouco;
para a nossa necessidade, o pouco é muito. ”
Séneca

11 Comments:

Blogger Prof said...

Olá Xica! Pertinente como sempre. Devo confessar que o que mais me impressionou no teu post foi a diferença abissal das imagens o que só vem provar que uma imagem, às vezes, vale mais do que mil palavras. Não sei se foste tu que escolheste as imagens , mas estão muito bem conseguidas e ilustram o desequilíbrio entre duas partes do mesmo mundo com realidades cada vez mais diferentes. Fica bem Xica!

11/9/06 14:57  
Blogger Xica said...

Oi jade
Não, não fui eu quem escolheu as imagens. Recebi o texto associado às imagens por mail. Passar p aqui não foi obra fácil, pois são cerca de 30 imagens e não resultou tão bem como no ficheiro em powerpoint q recebi. Mas acho q tem à mesma algum impacto (q é o q se pretende).
É como tu dizes "desequilíbrio entre duas partes do mesmo mundo com realidades cada vez mais diferentes". Hoje em dia fala-se, como nunca, em igualdade de direitos, direitos humanos, mas onde está ela, quem os pratica?
Beijitos

11/9/06 17:39  
Blogger sónia said...

estas imagens são verdadeiramente impressionantes...

11/9/06 19:14  
Anonymous Anónimo said...

Oi Xica ! São realmente chocantes as imagens !Uns com tanto e outros sem nada ...

11/9/06 22:45  
Blogger Mae Frenética said...

Para quem uma criança não é f+acil ver isto, confesso...

Olha lá, e posts animados, não há?? :))

12/9/06 00:00  
Blogger greentea said...

fico sem palavras , xica

olho à minha volta e vejo na lixeira peças de roupa quase nova que serviriam a tanta gente ainda-não era dificil pô-las nos contentores apropriados ou entregá-las à porta de uma igreja ou de qualquer instituiçaõ
e quanta comida deitada fora por desleixo, por luxo, por preguiça

quanta gente com frio, com fome
quantos animais abandonados...

quantos contrastes cada vez maiores neste mundo
tenta-se a mudança, mas a mudança tarda tanto em vir!!
Não é demais falar no tema

um beijo para ti

12/9/06 00:45  
Blogger Carla said...

Pois segundo estudos o que os países ricos deitam fora daria para matar a fome a muitos.
São imagens chocantes, mas que precisam de ser exibidas.
Beijinhos.

12/9/06 08:40  
Blogger Xica said...

Soinita
A mim tb me chocaram. É q sabemos q estas coisas são reais, mas de vez em quando o cérebro parece precisar q o relembrem e as imagens são o melhor p isso... beijitos

Alfazema
Este texto e imagens não são de minha autoria (não coloquei cá os autores pois tb não sei quem são), talvez por isso, não sejam cáusticos, azedos e moralistas. Infelizmente, muitas vezes, qd estou mais revoltada, não consigo evitar sê-lo.
Beijitos.

m.
Acho q é mesmo isso. Uns com tanto q até desperdiçam e outros sem nada sequer p subsistirem. Beijitos.

mãe frenética
Tens razão, estão cá a faltar posts animados. Este blog tem tido uma energia mt negativa. Se bem q, como não intervenho activamente em muitas coisas, sinto q tenho q o fazer ao menos aqui. Se não o faço até me chega a pesar na consciência, como se não me tivesse importado.
Beijitos.

Greentea
Tens toda a razão. Há tanto desperdício de tanta coisa. Acho q somos cada vez mais fúteis e materialistas. Uma altura um enviado de guerra dizia q por vezes os povos de países em paz deveriam sentir na pele os traumas q sentem os povos de países em guerra, talvez assim não se mostrassem tão indiferentes no seu dia-a-dia em relação á desgraça alheia. Penso q se poderia dizer o mesmo em relação à fome.
beijitos

Carla
Imagine-se! Talvez se todos tivessemos sempre presentes estas imagens não desperdiçassemos tanto, digo eu.
Beijitos

Holarilolela
Linda, estas palavras não são minhas, nem tão pouco foi minha a ideia de as associar a estas imagens. Se porventura fossem minhas talvez não estivessem a tocar tanto assim. Mandaram-mas por mail e como não gosto de deixar passar uma oportunidade destas p tentar chamar a atenção (não só dos outros como a minha tb), coloquei-as aqui. Não acho q seja pq sou sensível. Até porque eu acho q não é só porque não se faz mal q não temos q fazer mais nada. Impedir q o mal ocorra ou minimizá-lo na medida do possível é tb da nossa responsabilidade. Bem mas isto é q é ser moralista, não é?
Eu tb gosto muito de ti e vou-te espreitar todos os dias, por isso faça o favor de escrever por lá qq coisa...logo q arranje um bocadinho, claro, pq eu tb gosto muito de a ler.
Beijitos.

12/9/06 15:57  
Blogger Nós_os_Três e a Carrapa said...

Grandes relatos, grandes teses e que grandes análises que uma imagem de poucos píxeis pode dar.. como diz o ditado "uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios", um desiquilíbrio que reina à demasiado tempo..

Beijo

12/9/06 23:29  
Blogger Xica said...

NOT
Acho q o ditado se aplica na perfeição (e não é só na questão da fome-na poluição p. ex., uns poluem e os outros sofrem mais c as alterações climáticas)
Beijitos.

13/9/06 09:22  
Blogger Nuno Carvalho said...

Olá, cheguei ao teu blog através de outro e achei-o bastante interessante.
Acho que está 5 estrelas este contraste de imagem muito/pouco (ou melhor sem nada). Parabéns.
Fiquei impressionado com algumas fotos.
http://recantosdeportugal.blogspot.com

20/9/06 17:25  

Enviar um comentário

<< Home