visitas

terça-feira, outubro 17, 2006

UMA AVENTURA - Eu sei que é muito grande mas leiam...pelo menos o final do texto, pleeeeease










Oi. Venho cá para vos contar o q me aconteceu no sábado de 07 de Outubro (só agora é q deu).
Nesse sábado foi ter com o N., e quando lá cheguei, por volta das 13:15h, saímos para ir fazer compras para o almoço. Quando olho para o fundo da rua para ver se vinham carros para a atravessar, vejo, ao longe, em cima do passeio, dois gatinhos. Claro que tinha que ir ao pé deles mas pensei que pudesse esperar até ao fim das compras. Qual quê? Atravessada a rua quando volto a olhar já estavam os dois sentados no meio da estrada. Corro ao encontro deles pelo passeio, os carros iam passando, com sorte na faixa contrária àquela em que eles estavam sentados, e quando me estava a aproximar vejo um carro na direcção deles mas que, por acaso até parou quando os viu. Deu-me tempo para pegar neles, que miavam para o outro lado da rua e levá-los para o passeio. Vejo então um outro gato, sentado num de dois degraus que davam acesso a uma porta de madeira com um buraco no canto inferior direito de onde espreitava ainda outro gato. O edifício parecia abandonado e via-se da parte de fora um prato onde, certamente, alguém colocaria comida. Ponho os gatinhos em cima do degrau mas estes insistem em descê-lo e correrem em direcção à estrada. Volto a tentar mais duas ou três vezes mas sempre com o mesmo resultado. Enquanto isto os outros dois gatos continuam nos mesmos sítios a observar-me como que a medir a distância de segurança e eu consigo ver que os degraus estão completamento sujos e o sítio de onde eles vêm também não há-de estar melhor pois o cheiro que de lá sai é horrível. Passa uma mulher, vê-me com os gatinhos na mão, e diz-me que os posso levar que não são de ninguém, (que vontade de mandar vir com ela, mas ela nem tinha culpa).
Entretanto chega o N. com as compras e eu pergunto-lhe se os podemos levar para casa dele que logo eu telefonaria a uma associação que recolhia animais e a quem já tínhamos levado donativos a ver se podiam ficar com os pequeninos. Nós não podíamos ficar com eles, não para sempre, pois agora para além da Xica, da Blackie, do Fofo e da Nhoca temos uma outra pomba que esperamos não ter que dar um nome pois esperamos que ela recupere da asa ferida, muito provavelmente por um caçador.
Estavam muito sujinhos e cheiravam muito mal a chichi. Por isso decidimos dar-lhes um banhito, mas só depois de lhes enchermos a barriguinha e de dormirem uma merecida soneca.
Chegados a casa pusemos-lhes uma taça com leitinho morno mas eles não quiseram, mas quando lhe colocamos comida em lata da gata do N. já foi outra história. Não abusamos pois ainda lhes dava uma congestão. Pusemos a caixa de areia da gata do Nuno e eles não se fizeram rogados - logo a fazer na caixinha. Fomos nós almoçar enquanto eles dormiam, um com a cabecinha em cima do outro.
Depois de almoçar enquanto eles dormiam fomos novamente às compras:
- 2 embalagens de ração seca para gato;
- 2 embalagens de areia para gato;
- 1 embalagem das grandes de ração seca para cão;
- 1 par de luvas de látex;
- 2 embalagens de detergente para lavar o chão;
- 1 embalagem de Betadine 500ml;
- 2 embalagens de Tak Tik 100ml;
- 1 embalagem Frontline spray 250ml;
- 1 embalagem Nimed;
- 1 embalagem Ananase;
- 1 embalagem Vermi cão.
Para encontrar uma farmácia aberta ao sábado à tarde só a léguas de distância era passar por uma sim e outra também …todas fechadas.
Voltamos a casa do N. e decidimos dar-lhes, então o banhito. Não havia champô para gatos pois normalmente não se dá banho aos gatos, mas aqueles precisavam mesmo. Decidimo-nos pelo sabão rosa bem passado por água para não lhes fazer mal caso lambessem (a veterinária onde levo os meus disse que já lá apareceram gatos entre a vida e a morte por se lamberem depois do banho com champôs não indicados para eles). Refilaram muito já se está a ver e durante o banho estavam com um pouco de diarreia que julgamos fosse por causa do medo do banho. Um de cada vez, muitas pulgas que não se conseguiram tirar todas e no final secador com muito cuidado para não adoecerem. Limpar os ouvidinhos com cuidado que estavam um terror. Arranjar uma caixa (só se arranjou uma enorme para depois os transportar).
Tinha o contacto da associação de que tinha falado mas ninguém me atendeu. Fomos à net e encontramos a Midas que nesse fim de semana até estava a fazer a campanha junto à marginal de Matosinhos. Telefonamos e a senhora que atendeu disse-nos para os levar lá, à marginal, que não podia ficar com eles, mas com sorte arranjaria alguém que os adoptasse. Chegamos lá e foram atendidos pela veterinária que ajuda a associação. Tinham que ser examinados com mais atenção pois deveriam estar com algum problema uma vez tinham a barriguinha inchada (daí a diarreia durante o banho). Iriam lá ficar pois doentes e com parasitas não poderiam ser adoptados por ninguém. Foram colocados numa gaiolinha ao lado de muitas outras de outros gatinhos e cães uns maiores outros mais pequenos à espera que também alguém se deixasse cativar por eles. Ah! deixamos lá as compras que tínhamos feito. Era o mínimo que podíamos fazer e ainda assim pareceu pouco.
Depois, na segunda, telefonei à senhora a perguntar por eles e ela disse-me que os tinha em casa dela, que tinham largado muitos parasitas mas já estavam melhores. No sábado tiveram gente interessada em os levar mas dado o estado deles…
Se às vezes quiserem ajudar uma associação que recolhe animais (antes devem saber se recolhem só gatos ou também cães, ou ambos) e não souberem como, para além de donativos em dinheiro podem sempre ajudar com:
- ração para cão (seca ou em lata);
- ração para gato (seca ou em lata);
- areia para gato;
- ninhos e casotas;
- transportadoras;
- trelas e coleiras;
- brinquedos;
- mantas, cobertores e tapetes;
- detergente para o chão;
- luvas de látex;
- medicamentos e afins:
· Desparasitantes internos
· Desparasitantes externos (frontline, advantix, ectokill,…)
· Tak Tik
· Champô Spiderma
· Betadine;
· Compressas de gaze;
· Pecosanol
· Antibióticos (Nimed, synulox)
· Anti-imflamatórios (Ananase, rymadyl, ...)
· …
Podem sempre perguntar à associação que pretendem ajudar o que mais precisa. Para além destes medicamentos, p. ex. existem muitos mais que lhes fazem falta e podem ter necessidades muito específicas consoante os animais que têm a seu cargo. Se conhecerem empresas de rações ou que vendam as mesmas que tenham sacos de ração rotos, em fim de validade ou noutras condições que não possam ser vendidos peçam-lhes para as doarem a estas associações.

Se até nem gostarem de animais saibam que estas associações não estão somente a zelar pelo bem estar dos animais mas também exercem um trabalho de saúde pública ao retirá-los da rua e ao controlarem a natalidade dos mesmos.A senhora da Midas com quem falei tinha a seu cargo mais de 100 animais.
Beijitos e fiquem bem.


As fotos: o pretinho parecia estar mais doentinho e por isso mais sonolento pelo que quase não o viamos em posição para a foto como o malhadinho se dispôs.

15 Comments:

Blogger Raquel Santos said...

Beijitos e fiquem bem???? depois disto
meus deus, é impossível
no que poder ajudo

bjs

17/10/06 18:07  
Blogger sónia said...

Amiga, adoro-te...
Beijos cheios de saudades

17/10/06 22:37  
Blogger sónia said...

Amiga, adoro-te...
Beijos cheios de saudades

17/10/06 22:37  
Blogger Leticia Gabian said...

Querida Xica,
Estou muito longe para ajudar, mas torço para que sempre apareçam boas almas que doem e se doem em cuidado, carinho e atenção.
Vim também para lhe agradecer pela dica sobre a APVG. Estive por lá hoje e visitei as páginas dos ex-combatentes mortos. Fiquei sem saber muita coisa, pois perdi as cartas dele e não lembro o nome completo nem o endereço pra onde enviava as cartas. Deixei uma mensagem e vou aguardar alguma comunicação. Entreguei nas maõs do destino.
Muito obrigada, querida, sua ajuda foi imensa.

17/10/06 23:44  
Blogger Carla said...

Ainda bem que existem pessoas como tu, com um coração do tamanho do mundo.
Beijinhos.

18/10/06 08:41  
Blogger Xica said...

Raquel
Que bom. Beijitos.

Lu
Esqueci-me de referir esse facto tão importante. Obrigada. Beijitos.

Soininha
Eu tb te adoro. Beijitos linda.

Leticia
Não sei como é no Brasil mas espero q tb existam associações destas.
Espero q encontre notícias (boas claro).
Beijitos.

Carla.
Acho que é mais a consciência-a minha pesa-me muito. Beijitos.

18/10/06 10:23  
Blogger Prof said...

Olá Xica! Do que já pode perceber acerca de ti, nem a tua atitude podia ser outra em face dos gatinhos nesse estado. Ainda ontem, quando lia o jornal da minha região, li que é a nona vez este ano que as instalações de uma associação animal é assaltada. E se, ao menos, só levassem coisas (o que por si só já é suficientemente mau), mas ainda por cima fazem mal aos animaizinhos. Fico doente! Cambada de tarados!
Um beijinho grande!

18/10/06 12:15  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que esses gatinhos agora estão em boas mãos , graças a ti ! Infelizmente há muitos animais abandonados, por isso é que eu acho que é fundamental esterilizar gatas e cadelas de rua, para que não estejam sempre a nascer mais e mais ninhadas ! O problema é que é caro e deviam ser as câmaras municipais a fazê-lo...
Eu sempre que vou a algum lado passear também aproveito para levar donativos a algum canil/associação. Vou comprando e juntando na arrecadação para depois doar , pois estas associações passam realmente por muitas dificuldades !

Beijinhos Xica, fica bem !

18/10/06 12:18  
Blogger Xica said...

Jade
Podes crer. Cobardia, só pode. Devem, sentir-se tão inúteis, devem querer fazer mal a tudo e a todos e como não podem descarregam em quem não se pode defender e, pior, em quem ainda que façam mal ninguém os vai castigar por isso.
Beijitos

m.
Sim, concordo contigo e sei que tens feito muito como com a gatinha que esterilizaste. Acho que a solução para muitos animais de rua passa por aí. Algumas destas associações também fazem isso. Muitas vezes não podem ficar com os animais mas esterilizam-nos e voltam a pô-los na rua. Ao menos assim não se reproduzem mais.
Beijitos.

18/10/06 14:35  
Blogger Mae Frenética said...

Tu és um espectáculo, digo-te mto sinceramente!!

18/10/06 15:26  
Blogger Nuno Carvalho said...

Olá, eu fico com bastante pena destes animais, assim abandonados, mas é-me impossível adoptar, pois caso pudesse adoptava tudo o que via na rua.
Quanto às chupetas, eu gostaria de arranjar um ou outro modelo. Estou a brincar!!

18/10/06 15:51  
Blogger Xica said...

mãe frenética
Tu é q és uma querida. Mas sabes não me sinto nada espectáculo, acho que as pessoas q cooperam nessas associações é q o são.
Beijitos

Nuno
Pois eu tb se pudesse...mas acho q mesmo q pudesse os vizinhos me matavam ou expulsavam dali se trouxesse mais p casa. Como não posso ficar com eles, qd posso contribuo.
Por favor não dês uma chupeta daquelas aos teus filhos, são horríveis, engraçadas mas horríveis.
:P

18/10/06 16:02  
Blogger greentea said...

xica
tenho andado "doente" estes dias ...

aqui ao pe de mim ha uns gatos abandonados e no verao nasceu uma ninhada. varias pessoas vao la dar de comer mas eles nem se deixam apanhar e escondem-se por entre o canavial e as silvas.
O problema e que agora tem aparecido por aqui um cao grande e uma cadela abandonados que andam cheios de fome e comem tudo o que aparece, inclusive a comida dos gatos. Ontem de manha qd fui com o meu cao a rua dar um passeio vejo os outros ao longe mas acompanhados com mais tres ou quatro cachorros! farejaram , comeram e fugiram numa correria louca.
Nao sei o que e possivel fazer pois nem uns nem outrso se deixam apanhar, fogem e aparecem de relance para comer, mas agora os gatos estao a ficar sem comida pq os caes a roubam...

19/10/06 10:49  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia Xica!
Parte o coração ver assim criaturazinhas indefesas. Eu também não consigo olhar para o lado e passar sem fazer nada.
Aqui em casa são ja quatro gatos, incluindo uma que foi atropelada e que necessitou de varios meses de fisioterapia caseira para não lhe ser amputada a patita como os veterinários planeavam.
O respeito por todas as criaturas é um reflexo da nossa humanidade. Quem não respeita os bichos é incapaz de respeitar as pessoas. Quem atenta contra os animais é capaz de atentar contra pessoas, se tiver a certeza de não ser apanhado. E por isso os crimes contra animais devia ser mais exemplarmente punidos (alias como acontece aqui em Inglaterra).
bjico

23/10/06 12:14  
Blogger Selenis said...

Tivaram sorte em cruzar-se contigo estes dois :)

Muitas vezes as pessoas hesitam em ajudar com dinheiro, e bem, no mundo em que se vive, até será compreensível, mas a maioria das associações tem paginas onde, entre outras coisas, discrimina as necessidades que tem de géneros. Por vezes basta fazer uma limpeza ao armário dos medicamentos e dar com alguns quase a acabar o prazo que dão sempre muito jeito. Restos de antibiótico, alguns anti-inflamatórios (atenção que a aspirina por exemplo, nunca se deve dar a um gato ou um cão!). enfim, em vez de se deixar acabar e ir para o lixo porque não doá-los a quem tanto precisa?

Obrigada pela ajuda a estes dois minis, decididamente fizestea diferença na vida deles :)

9/11/06 11:25  

Enviar um comentário

<< Home