visitas

sexta-feira, outubro 27, 2006

Novos sintomas - cancro da mama

Também devemos usar os mails para estes assuntos tão sérios.
Para que consigamos pelo menos ficar com a consciência que contribuímos para a divulgação desta informação. Para as mulheres...para que possamos ficar ainda mais atentas. Para os homens... por favor reencaminhem. Quero compartilhar esta mensagem consigo, porque na última segunda- feira a Cláudia morreu por causa desta doença. Por favor, não pare de ler isto e envie esta mensagem. Estejam alertas para esta nova manifestação da doença.

NOVO CANCRO DA MAMA
Esta é uma informação para as mulheres terem sempre em mente.
Em Novembro, a irmã de um amigo desenvolveu uma erupção nas mamas, semelhante à que as mulheres desenvolvem quando estão amamentando.
Como a mamografía dela estava limpa, o médico tratou-a com antibióticos.
Depois de 2 tratamentos, começou a piorar.O médico pediu para ela fazer outra mamografía e também foi feita uma biópsia, que revelou um tumor malígno, de crescimento rápido.
Primeiro fizeram quimioterapia para reduzir o crescimento, depois mastectomía e em seguida, tratamento completo de quimioterapia e tratamento por radiação.
Nove meses depois de intenso tratamento, foi determinada sua alta.
Depois de um ano de viver diariamente no seu limite, o cancro ocupou o fígado.
Seguiram-se mais 4 tratamentos, quando ela optou por ter qualidade de vida e interrompeu o tratamento, para não mais sofrer os efeitos secundários da quimioterapia.
Passaram-se 5 meses, nos quais ela planejou tudo e cada um dos detalhes dos seus dias finais.
Segue abaixo a mensagem dela:

"Por favor, esteja alerta a qualquer coisa anormal e seja persistente, procurando ajuda imediatamente.
A doença de Paget é uma forma estranha de cancro da mama, e aparece na parte externa do peito, no mamilo, na aréola. Pode parecer uma erupção, que então, se torna em uma lesão com aspecto seco.
Eu nunca tinha suspeitado que era cancro da mama, mas era. Eu nunca achei o meu mamilo diferente, mas a erupção aborreceu-me e por isso fui ao médico.
Às vezes, incomodava e doía, mas fora isso não me aborreceu. Era feio e aborrecia-me e não melhorou com todas as pomadas prescritas pelo meu médico e o dermatologista para a aparente dermatite.
Eles estavam preocupados, mas não me esclareceram que pudesse ser canceroso.
Eu percebi que não há muitas mulheres que desconfiam, que uma lesão ou erupção no mamilo ou auréola possa ser cancro da mama. A minha começou com uma mancha vermelha simples na auréola.
Um dos maiores problemas com a doença de Paget é que os sintomas parecem ser inofensivos e, frequentemente, com uma inflamação ou infecção da pele, incentivando a descoberta e o tratamento deles deste modo.
Quais são os sintomas?
1 - Uma irritação persistente, gotejo e ressecamento do mamilo, causando comichão e irritação.
2 - Uma lesão no mamilo que não cura (o meu estava na área da auréola com uma protuberância no centro do mamilo).
3 - Um único mamilo é geralmente afetado.

Como diagnosticar isto?
O médico deveria ter feito um exame físico e sugerir imediatamente uma mamografía das mamas. Mesmo quando a irritação e as crostas parecem dermatite (inflamação da pele), o seu médico deveria suspeitar de cancro.
Se aparecer somente numa das mamas, pedir imediatamente, uma biópsia da lesão, para confirmar o que está a acontecer.
Esta mensagem deve ser considerada com seriedade e divulgada para o maior número possível de pessoas (parentes e amigos). Pode salvar a vida de alguém.
O meu cancro da mama passou para os ossos depois de "megadoses" de quimioterapia, vinte e oito (28) tratamentos de radiação e Tamaxofin. Se isto tivesse sido diagnosticado como cancro da mama desde o início, provavelmente, não se teria estendido.
Para todos os leitores: isto é triste. Como mulheres, nós não sabemos nada sobre a doença de Paget. Por meio de e-mails, nós podemos fazer com que outras pessoas tomem conhecimento e saibam sobre o seu perigo potencial. Desta forma estamos a ajudar as mulheres em todos os lugares.
Por favor... Se puder, envie esta mensagem ao maior número de pessoas, especialmente para a sua família e amigos. Esta atitude pode estar a salvar vidas."

13 Comments:

Blogger Mae Frenética said...

Ola Xica!
Obrigada por nos alertares sempre para assuntos tao pertinentes!

27/10/06 10:21  
Blogger anamoris said...

Olá Xiquinha
Obrigada pelo post de hoje, são informações sempre muito úteis.
Hoje aqui está solinho e a temperatura desceu um pouco. Mas está um dia lindo. Ele até dão 25 graus. Vai ser um fim de semana ensolarado, felizmente.
Beijos

27/10/06 11:28  
Blogger Prof said...

Olá Xica! É sempre bom ficarmos atentas a esses pormenores aparentemente inofensivos.
Um bom fim-de-semana!

27/10/06 15:16  
Blogger Raquel Santos said...

Não me pode passar despercebida esta mensagem... a minha mãe faleceu no início deste ano com cancro da mama, sofreu alguns intensos anos e estou mais que alertada para esta doença horrível que por x nos rouba a saúde, qualidade de vida, alegria de viver e no fim a nossa dignidade... não é justo roubarem-se vidas de forma tão cruel por isso é mesmo necessário o rastreio.

bjcas

28/10/06 10:32  
Anonymous Anónimo said...

Xica

Matei o meu blogue, mas a minha Bonny continua estável. Se houver novidades vou dando notícias. Obrigada pelo carinho.

Beijinhos

30/10/06 00:04  
Blogger Xica said...

Mãe frenética
Beijitos.

Anamoris
E foi mesmo ensolarado. Beijitos.

Jade
Beijtos e boa semana.

Lu
Foi o q pensei.
Beijitos.

Raquel
Lamento muito. Nem imagino o q será passar por isso.
A minha avó (de 80 anos) o ano passado tb teve de tirar um peito mas felizmente correu tudo bem. E só na minha terra, entre o ano passado e este foram, pelo menos, 4 mulheres a passarem pelo mesmo.
Beijitos.

Lucy
Que pena. Agora q tomava o gosto pela conversa contigo.
Vai dando notícias, tuas e dos canitos. Beijitos.

30/10/06 10:15  
Blogger greentea said...

uma m´´edica minha amiga tem cancro da mama, com pouco mais de 40 anos.
Diagnosticos foram feitos e detectada a lesao fez mastectomia e em seguida radiaçoes e quimioterapia. Tem uma vitalidade enorme, uma filha para criar e um marido que a deixou porque ela trabalhava de mais (ele gastava o dinheiro em prostituiçao e pedofilia... )

30/10/06 10:37  
Blogger Maria Cristina Amorim said...

Vou copiar este poste para o meu blog, se não te emportares.
Beijos.

31/10/06 15:44  
Blogger Nela said...

Há diversas formas de cancro da mama mais raras e pouco conhecidas. Também é nosso papel divulgar tudo o que conhecermos.

http://maisumbocadinho.blogspot.com/2006/07/carcinoma-inflamatrio-da-mama.html

27/11/06 21:48  
Anonymous Anónimo said...

oi xica e a primeira vez k eu leio este blog , e a tua mensagem nao pode passar desprecebida , cada vez mais as mulheres de hoje devem ser alertadas , eu infelismente tbem tenho o cancro da mama k ja esta no figado e nos ossos e a 2 anos k tento combater contra ele e tenho conseguido por amor aos meus filhos, marido e familia e sobretudo a vida k se deve aproveitar cada minuto da melhor maneira possivel acordo de manha e digo para mim com alegria mais um dia a caminho. bjos

28/11/06 13:03  
Anonymous Anónimo said...

perdie minha mãe no começo deste ano da mesma forma,foi horrivel mais estou bem melhor não posso ficar sem ir ao mastologista de jeito nenhum, porque e hereditario.bjuuus

22/9/08 17:43  
Anonymous Anónimo said...

perdie minha mãe no começo deste ano da mesma forma,foi horrivel mais estou bem melhor não posso ficar sem ir ao mastologista de jeito nenhum, porque e hereditario.bjuuus

22/9/08 17:45  
Blogger Unknown said...

olá companheira,tambem luto com a mesma doença à três anos,fiz tudo a que tinha direito,mastectomia radical modificada,com esvasiamento axilar quimio e rádio,agora estou bem já fiz a resconstrução da mama,sou muito positiva, vivo um dia de cada vez e com muita alegria UM ABRAÇO MUITO APERTADO
M.TERESA

15/12/09 18:13  

Enviar um comentário

<< Home